29 de julho de 2014

AGE - Espanhol nas escolas

Agora vamos à terceira notícia publicada na Agência de Notícias (AGE), em 2010, quando cursei o segundo ano de jornalismo na Unaerp. Para saber mais sobre a AGE, clique aqui.

Escolas de Ribeirão batalham para adequar e oferecer a disciplina Espanhol

A Lei 11.161, que torna obrigatória a oferta da disciplina Espanhol nas escolas de ensino médio no país e facultativa para as instituições do ensino fundamental, foi sancionada pelo governo Lula em 5 de agosto de 2005. O prazo para adesão terminou no dia 5 de agosto deste ano e as escolas de Ribeirão Preto-SP estão se adaptando com os recursos disponíveis para cumprir a lei.

O projeto inicialmente é só para o 1º ano do ensino médio e as matrículas são facultativas para os alunos, pois as aulas de espanhol acontecem no período inverso ao horário normal de aula. A Escola Estadual Professor Sebastião Fernandes Palma já aderiu à lei e conseguiu montar duas turmas, mesmo tendo sete salas com alunos do primeiro ano.

A diretora do Fernandes Palma, Maria Inês Seguessi, acredita que a baixa procura pode ter acontecido, porque a atribuição de aulas foi no meio do ano letivo e no limite do prazo dado pelo governo federal. “A grade curricular já estava montada e o número de aulas já estava previsto. Foi uma forma de adequar e atender ao mesmo tempo”, disse Maria Inês.

As aulas já começaram, mas os alunos ainda não receberam os livros didáticos da disciplina. O professor de Espanhol do Fernandes Palma, Jorge Luiz da Silva, trabalha com os alunos pesquisas na internet, livros de faculdade, materiais interativos encontrados em sites especializados, músicas e filmes, tudo para adaptá-los a escuta e fala do novo idioma.

Está em curso no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), a seleção de livros de Espanhol para o ensino fundamental, que serão adquiridos e distribuídos pelo Ministério da Educação a partir de 2011. O ensino médio, que já estuda a nova disciplina, só receberá os livros a partir de 2012

A diretoria regional da Educação de Ribeirão Preto não quis dar entrevista e pediu para entrar em contato com a Secretaria Estadual da Educação. A Secretaria Estadual por sua vez, não respondeu a solicitação de perguntas até data de fechamento dessa matéria.

O professor Jorge Luiz explica que é grande o interesse dos alunos matriculados, pelo fato de eles mesmos terem optado pelo estudo do idioma, “pois mesmo tendo aulas contra-turno do horário escolar, eles têm frequentado as aulas”.

A aluna do ensino médio do Colégio Adventista, Gabriela Adriano Sarilho, acredita que a possibilidade de aprender outra língua, que não o inglês, é muito importante para os alunos. “Muitos vestibulares dão a opção do Inglês e Espanhol, o aluno poderá escolher o idioma que tem mais facilidade”, explica Gabriela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Indique o Robin Hood de Saia para um amigo!