31 de agosto de 2012

Os benefícios da dança


Depois de um mês sem novas postagens, é importante que eu coloque um conteúdo bem legal no
Robin Hood de Saia. Bom, este trabalho foi realizado na 7° etapa (ou penúltimo semestre) do curso de jornalismo, para a disciplina de Telejornalismo III, sob orientação das professoras Flavia Martelli e Cris Dias.

Os alunos foram divididos em dois grupos: pauteiros e repórteres. Nessa primeira etapa eu fui a pauteira da matéria e escolhi como tema os benefícios da dança tanto na parte educacional quanto no desenvolvimento físico de um adolescente. E Larissa Costa foi a repórter que, mais uma vez, agregou qualidade e profissionalismo à minha ideia.


Com esse desafio, foi possível perceber a importância do trabalho de um pauteiro de TV, pois é essa pessoa que corre atrás de um tema, define as fontes, agenda as entrevistas, faz um roteiro/itinerário da ordem em que essas entrevistas devem ser feitas, sugere as perguntas para cada fonte, as imagens a serem capturadas e uma ideia do que seria a passagem (que para quem não sabe o que significa, é o momento em que aparece o rostinho do repórter no vídeo, porque até então só a voz do repórter que “aparece”).


Claro que isso não significa desmerecer o trabalho do repórter, pois ele é quem vai ao local, analisa e senti tudo o que está acontecendo de diferente, podendo trazer uma matéria ainda mais interessante da qual foi previamente pensada. O repórter de TV tem que ter o
feeling para conseguir trazer o “algo mais” e isso Larissa Costa tem de sobra.

Pauta aprovada, pauteira e repórter afinadas, entrevistas agendadas, vamos para a melhor parte: execução do trabalho.


O trabalho fluiu tranquilamente, as entrevistas foram ótimas, conseguimos um bom conteúdo. Agora chegou a parte mais delicada, decupagem. Para quem não conhece essa palavrinha, significa assistir o material bruto da gravação e redigir TODO o conteúdo, para depois separar o que vamos usar e, assim, montar o roteiro para o editor de vídeo. É claro, que nos jornais da grande imprensa não são feitas todas essas etapas e ninguém fica decupando material, porque não dá tempo. Mas para os estudantes que estão aprendendo a montar uma matéria para TV, não tem como fugir desse “sofrimento”.


Depois do roteiro redigido, chega o momento do técnico de vídeo Marcelo Guerreiro fazer os ajustes finais na matéria.


Esta reportagem vai ao ar este semestre no telejornal Lente Aberta, da TV Unaerp, que é exibido no Canal 10 da NET. E posteriormente estará disponível no site 
www.tv.unaerp.br

Assistam agora a matéria Dança/benefícios e não esqueça de deixar o seu comentário!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Indique o Robin Hood de Saia para um amigo!