12 de fevereiro de 2012

Corassol


Conforme explicado nos post’s anteriores, muito material foi produzido no 2º semestre de 2011, mas eu não estava conseguindo tempo de parar e postar todo esse trabalho com a atenção merecida. Mas aqui está mais uma reportagem que eu escrevi para o JO – Jornal do Ônibus – sobre uma ONG que oferece não só cuidados e alimentação para crianças e jovens carentes, mas também oferece carinho: Corassol.


Eu descobri o Corassol por acaso, através da auxiliar de limpeza Maristela Ribeiro que trabalhava no mesmo escritório que eu. Estela, como era chamada pelos colegas de trabalho, toda semana me contava histórias de suas filhas, até que um dia ela comentou que suas garotas participavam de um projeto que ajuda na profissionalização de jovens, para ajudar na conquista do primeiro emprego.


Fiquei curiosa por esse trabalho e fui pesquisar mais na ferramenta que hoje é o 1º passo (e não o único, vale ressaltar) para a produção de uma reportagem: o “São Google”, como é chamado por uma professora. Acabei encontrando o site da instituição:
www.corassol.org.br.

Conforme fui navegando no portal do Corassol, descobri que não era só um local que atendia jovens em busca de profissionalização, mas que também tinha vários núcleos que eram divididos por especialidades como: atendimento a crianças e adultos portadores de HIV, promoção de oficinas socioeducativas, oficina de informática, atendimento a gestantes de baixa renda e diversos outros projetos para ajudar pessoas que necessitam de algum apoio ou ajuda.


Não é preciso dizer que me encantei pelo projeto e elaborei essa pauta em questão de segundos. Pauta apresentada e pauta aprovada pela professora de Edição de Jornalismo Impresso II, Carmen Cagno. A partir daí, fui para a melhor etapa, porém, a mais complicada: fazer as entrevistas. 


Foi fácil marcar as entrevistas, o difícil foi achar tempo e decidir a melhor maneira de chegar lá na instituição e sem muitos custos, afinal “estudante é tudo duro”. Bom, nessa época eu trabalhava período integral e estudava à noite. O Corassol ficava no outro lado da cidade, se eu fosse de ônibus, precisaria pegar duas conduções e não otimizaria o escasso tempo que eu tinha. Tive que gastar com táxi para chegar até o local. Como eu era editora do 
JO e já tinha bastante serviço com a função, eu não tinha a obrigação de fazer mais reportagens, mas ia ficar sem fazer a melhor parte do jornal? Ah não, eu não consegui. Assumi as despesas extras, a correria, as mudanças de horário no trabalho e está aí o resultado de tanto esforço. Espero que goste. Não esqueça de deixar seu comentário.Boa leitura!

Página 7 do Jornal do Ônibus - Texto e Foto: Bruna Zanuto - Diagramação Flávio Coelho
Caso a visualização da imagem não dê boa leitura, segue abaixo a reportagem na íntegra.


Corassol beneficia população carente

Entidade que completa 34 anos beneficia aproximadamente 400 pessoas

O Corassol – organi­zação não governa­mental – criado em 1977, em Ribeirão Preto-SP, por um grupo de voluntários, beneficia aproximadamente 400 pessoas participantes de vários projetos, distribuídos em seis núcle­os e unidades de serviços. Muitas pessoas contri­buíram para a criação da ONG, mas dois nomes se destacaram: Tenente Osny de Oliveira e Capitão Eu­rípedes Kuhl.


No início, alguns oficiais do Tiro de Guerra e médicos se voluntaria­ram para realizar visitas na favela, onde hoje se locali­za o Jardim Jandaia. As fa­mílias visitadas recebiam atendimentos no que diz respeito à área so­cial, orientação sobre saú­de e higiene, alimentação básica e medicamentos.


Com o passar do tem­po foi necessário a cons­trução de uma sede para atender melhor a popula­ção carente. A presiden­te do Corassol Marta Iri­des de Oliveira – esposa do Tenente Osny – expli­ca que no início a entida­de também fazia atendi­mento às pessoas portado­ras de HIV. Marta ressalta que muitos soropositivos que fizeram tratamento no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto não tinham onde morar, daí surgiu a necessidade da criação da Casa Caio – núcleo que abriga crianças soropositivas – e da Casa Lauro – que abriga adultos portadores de HIV.


O Corassol criou ou­tras unidades de serviços como o Núcleo Lucas, que promove oficinas socioe­ducativas para crianças e adolescentes, e o Núcleo Bia, que prepara adoles­centes para o mercado de trabalho. O Corassol tam­bém possui mais duas uni­dades: Núcleo André – que realiza oficina de in­formática – e o Casulo do Amor – que presta aten­dimento às gestantes des­de o pré-natal até a entrega de enxovais. Marta conta que algumas crianças sen­sibilizaram muito a comu­nidade. “Elas tinham um amor tão grande pela vida que conseguiram superar inúmeros desafios. E para homenageá-las colocamos os seus nomes nos núcleos de atendimento”.


A estudante do ensi­no médio, Rafaela Ribeiro da Silva, 15 anos, partici­pou de um dos projetos do Corassol durante três anos, o Proje­to Profissional do Futuro (Proft ). Ela re­lata as atividades que rea­lizava com a ajuda de um monitor. “Aprendi a falar no telefone e o básico de informática, separar arqui­vos e manter a postura”. O Corassol possui empresas parceiras que contratam os aprendizes recém-saídos do Proft. A demanda de aprendiz é muito grande, o que resulta na oportuni­dade de fechar parcerias com mais empresas. De­pois da experiência obti­da, Rafaela foi contratada como aprendiz em um ban­co, que é uma das empre­sas parceiras dos Corassol. A auxiliar de limpeza Ma­ristela Ribeiro, mãe de Ra­faela, conta os benefícios que o projeto trouxe para sua filha. “É uma ativida­de muito boa, ela se desen­volveu muito”.


O voluntário Álvaro de Oliveira, 19 anos, - en­volvido com o Corassol há dois meses - realiza ofici­nas pedagógicas. “Eu tra­balho as dificuldades na matemática através da arte, proporcionando um espaço criativo”. Álvaro, que dedica seis horas por dia à instituição, conclui: “a maior aprendizado que recebo é o amor e o ca­rinho dessas crianças”.


A psicóloga Adélia Murakami – que partici­pa do Corassol há um ano e meio - enfatiza que a or­ganização está com inscri­ções abertas em diversos projetos durante todo ano. Os interessados em co­nhecer as atividades ofe­recidas ou ser parceiro do Corassol podem entrar em contato através do telefone (16) 3934-9998 ou pelo e-mail: corassol@convex.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Indique o Robin Hood de Saia para um amigo!