18 de julho de 2011

Suave Caminho


Como combinado no post 1ª reportagem: transporte público para deficiente
vou apresentar mais um trabalho realizado com os meus novos amigos: Sonia e Jeferson, que foram meus entrevistados durante a produção da reportagem Acessibilidade e Sensibilidade - duas coisas de que eles precisam.


O que eu não contei ainda é a atividade que esse casal fantástico desenvolve diariamente. Sonia e Jeferson é um casal como outro qualquer. Acordam cedo, vão trabalhar, arrumam a casa, mas depois do almoço eles recebem crianças na garagem de casa para ajudar aquelas que apresentam dificuldades na escola, durante o processo de alfabetização.

Esse projeto que eles criaram chama-se Suave Caminho - apoio ao aprendizado. Durante os quatro anos da existência desse trabalho, dezenas de crianças já passaram pela garagem do casal. Depois do reforço escolar que recebem todas as tardes, elas conseguem acompanhar sua turma da escola tradicional, sem as dificuldades de antes. 

No 1º semestre de 2010, o professor de Radiojornalismo II, Gil Santiago, propôs outro desafio: produzir uma matéria especial de rádio, de no máximo 10 minutos, com um tema diferente e de interesse da sociedade. Um detalhe importante: esse trabalho também poderia ser feito em dupla, portanto, mais uma vez eu e meu companheiro de profissão, Leandro Martins, nos unimos e convidamos o casal para participar desse projeto que rendeu bons frutos.

Para saber mais sobre essa incrível história apresento agora a matéria especial: Suave Caminho - onde o quase impossível, se torna possível.




Esse trabalho contou com a produção dos repórteres Bruna Zanuto e Leandro Martins. Não posso deixar de mencionar todo o apoio de Sonia Soranzo, Jeferson Andrade, as crianças que participam do projeto e seus pais. Os créditos também vão para o nosso mestre Gil Santiago, que fez a vinheta de abertura e fechamento da matéria, e para o técnico de aúdio Henrique Falleiros, que ajudou na escolha das músicas background (BG) e na edição da reportagem.

Sonia, Jeferson, eu e o pequeno Léo, que participa do projeto

Como disse no começo deste post, esse trabalhou rendeu bons frutos. Primeiro, porque as melhores matérias foram transmitidas no programa Frequência Universitária da rádio Eldorado 1330 AM, de Ribeirão Preto. E a nossa estava entre elas. Segundo, porque ganhamos o 1° lugar na modalidade RADIOJORNALISMO: MATÉRIAS JORNALÍSTICAS, na Mostra de Prêmios Unaerp – edição 2010. Fora tudo isso, com o apoio do professor Gil Santiago, enviamos esse trabalho para a rádio Cultura Brasil (ZYK 520 – 1200kHz), de São Paulo, para participar do Programa Estudante (edição 2010) e fomos um dos selecionados. Nossa matéria foi transmitida no dia 23 de outubro de 2010 para todos os paulistanos. Agradeço a todos que colaboraram para essas conquistas.

Certificado do Prêmio Unaerp Mostra de Atividade


Certificado de participação no Programa Estudante, da Rádio Cultura Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Indique o Robin Hood de Saia para um amigo!